terça-feira, 14 de julho de 2009

SEGUNDO SEMESTRE CHEGA COM MUITAS SURPRESAS! UMA DELAS É A VISITA À GRUTA DE MAQUINÉ E À CIDADE DE CORDISBURGO!




'Ele sabia - para isso qualquer um tinha chance - que Cordisburgo era o lugar mais formoso, devido ao ar e ao céu , e pelo arranjo que Deus caprichara em seus morros e suas vargens; por isso mesmo, lá de primeiro se chamara Vista Alegre ... O céu não tinha fim, e as serras se estiraram, sob o esbaldado azule enormes nuvens oceanosas.' Guimarães Rosa




(Foto: Gruta de Maquiné)



O grande atrativo de Cordisburgo é a Gruta do Maquiné , que recebeu a classificação três estrelas, a mais alta do gênero em todo o mundo. O cientista dinamarquês, Peter Lund, que encontrou a gruta, em 1835, assim a descreveu: 'nunca meus olhos viram coisa tão bela e magnífica nos domínios da natureza e da arte'. E isso foi dito sem que Lund tivesse a chance de ver seus contornos e seus belos espeleotemas sob a iluminação especial que nela existe hoje. Passarelas possibilitam a exploração segura de sete salões e todo o percurso é acompanhado por guia local.



Cordisburgo é também conhecida como a terra natal do escritor João Guimarães Rosa , autor de obras-primas como Sagarana e Grande Sertão Veredas. A homenagem da cidade ao importante escritor fica por conta do Museu Casa Guimarães Rosa, uma edificação do século XIX, onde o autor passou parte de sua infância. Lá é possível apreciar fotos, documentos e variados textos produzidos pelo grande mestre.



A cidade, além de possuir outras grutas como a Morena e a do Salitre, proporciona boas caminhadas em lugares cercados por poços e lagos como o Poço Azul e a Lagoa Jaime Diniz.



A história de Cordisburgo tem seu início com o Padre João de Santo Antônio. Nascido em 1824, no distrito de Morro Vermelho, Caeté, estudou e ordenou-se no seminário de Mariana, onde exerceu o magistério. Ali, Padre João se tornou um grande devoto do Sagrado Coração de Jesus, devoção essa difundida em Minas Gerais pelo primeiro bispo da Capitania das Minas, D.Frei Manuel da Cruz.



Designado missionário por D. Viçoso, Padre João de Santo Antônio percorreu quase toda Minas Gerais, de 1860 a 1880 .No início da década de 80, comprou a Fazenda do Melo por dois contos de réis. Era um desejo antigo do padre ter um local onde pudesse dedicar e exercitar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. “Aos 21 de agosto de 1883, vim dar começo à fundação da povoação da Vista Alegre, começando por edificar uma capela ao patriarca São José...” Essa capela é que deu origem à cidade de Cordisburgo, pois, ao seu redor, Padre João foi distribuindo os lotes. Em 1884 a capela já estava pronta e uma imagem do Sagrado Coração de Jesus, vinda da França, chegou ao local que passa a ser conhecido por Coração de Jesus da Vista Alegre.



Em 1885 era a vez de dar início à construção da Matriz, que foi inaugurada em 1894 pelo primeiro arcebispo de Mariana, D. Silvério Gomes Pimenta. Padre João, então com setenta anos, pode, com regozijo, ver seu sonho realizado. Dez anos após, a Diocese de Diamantina recebeu como doação de Padre João de Santo Antônio 40 alqueires de terra. Depois, se recolheu à comunidade de Macaúbas, em Santa Luzia, onde faleceu. Nessa época (junho de 1890), já tinha sido criado o distrito com nome de Cordisburgo da Vista Alegre e a localidade já possuía uma estação telegráfica.



A estação central foi inaugurada em 1904 e, em 1917, os franciscanos assumiram a responsabilidade da paróquia.



Pelo decreto-lei nº 148, foi criado, em 1938, o município de Cordisburgo. O nome Cordisburgo é uma palavra híbrida formada por cordis do latim, coração e burgo, do alemão, cidade. Daí o significado – Cidade do Coração.



ADJETIVO PÁTRIO: Cordisburguense.






Nenhum comentário:

Postar um comentário